E-mail Marketing é uma das estratégias de campanhas publicitárias pela internet com o uso de ferramentas para envio de mensagens aos endereços eletrônicos para atingir um grupo específico de acordo com o produto ou serviço que está sendo ofertado.

A estratégia de envios de e-mails é uma das primeiras atuações difundida pelo Marketing Digital. Isso ajuda no relacionamento com os clientes, pois oferece soluções para as dores do seu público-alvo a melhorar os resultados em relação à publicidade tradicional e impulsionar as vendas.

Com o passar dos anos, o E-mail Marketing acabou sendo “marginalizado” e visto por muitas pessoas como spams (mensagens indesejadas).

Vamos então dirimir as dúvidas dizendo que as campanhas são direcionadas a quem realmente tem interesse ou concordou em estar naquela lista.

Mesmo assim, o remetente tem que deixar claro nas políticas de envio que o destinatário tem todo o direito de pedir a exclusão do seu endereço eletrônico. Isso é uma forma de educação e respeito ao público.

No glossário do E-mail Marketing isso se chama “opt out”, que é quando o destinatário decide que não quer mais receber as publicações da empresa.

Segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil, a empresa tem dois dias úteis para realizar o descadastramento quando é feito pelo link disponibilizado na mensagem e cinco dias úteis quando a pessoa faz a solicitação por outros meios.

A VLK Comunicação Marketing Digital, que respeita essas políticas, vai traçar ao longo deste post algumas maneiras de realizar campanhas corretas utilizando o envio de E-mail Marketing.

Quando escolher campanhas de E-mail Marketing

É evidente que tudo depende do orçamento disponível, mas o investimento em marketing digital deve ser feito com uma combinação de estratégias. Quando o orçamento é curto, o E-mail Marketing é uma alternativa de baixo custo para o anunciante chegar a um grande número de potenciais clientes.

Entenda que é necessário enviar conteúdos relevantes com mensagem simples e direta. Uma vez aberto, o que não ocorre com a grande maioria dos e-mails, dê-se por satisfeito se o índice atingir acima dos 30% de pessoas que fizeram a leitura.

Outra grande vantagem para as campanhas de E-mail marketing é que as ferramentas de envio possuem métodos para fornecer relatórios completos da estratégia, inclusive com a realização dos testes A/B, que são as formas de avaliar em uma mesma campanha quais mensagens obtiveram mais êxito.

Portanto, com esses tipos de relatório ajuda na tomada de decisões no prosseguimento da campanha, quando o cliente pode ser mais direto na linguagem de persuasão para os que manifestaram interesse em abrir o e-mail e passaram a ser leads (potenciais clientes).

E-mail Marketing

Como saber utilizar o E-mail Marketing

O planejamento minucioso é a chave de sucesso para cada campanha em Marketing Digital. Portanto, tenha muito cuidado na elaboração do conteúdo que será enviado nas mensagens à sua base de contatos.

Há dois perigos, mas que podem ser facilmente evitados. Primeiro, cuidado para não enviar mensagens em excesso, o que pode caracterizar como spams. Segundo, ao contrário, não deixe que a sua marca caia no esquecimento por causa de pouco contato.

O que é recomendado é a estruturação de um calendário. Essa é uma forma de definir o espaçamento, em cada período fazer uma avaliação das taxas de abertura e corrigir eventuais erros e aproveitar para otimizar o que está funcionando e assim ser mais certeiro nos próximos passos.

Porém, há que ter um cuidado importantíssimo e isso é fundamental no planejamento da campanha de E-mail Marketing. Antes de escrever, defina a melhor forma de expor a sua marca, produto ou serviço.

Outro ponto, como em qualquer plano de Marketing Digital, é preciso saber quem é a sua persona. É a definir em uma pessoa, com várias características, o perfil dela. Assim, o remetente saberá até qual a linguagem utilizará nas mensagens, tanto em texto como em imagens.

Nesse plano de ação, o E-mail Marketing apresenta uma variedade de soluções. As mais conhecidas são as usadas para promover o engajamento do seu público-alvo,  com as publicações, captar mais leads e, sendo mais direto, conseguir alavancar as vendas do seu negócio.

Entretanto, cada passo a seu tempo. Por isso, repetimos, o planejamento é um passo decisivo. Tenha em mente qual é a sua ideia. Caso contrário, a estratégia pode ser danosa, com gastos desnecessários de tempo e dinheiro. Tenha em mente qual é o objetivo crucial para a utilização dessa ferramenta.

 

Conheça algumas ações de E-mail Marketing

Ao traçar os primeiros passos no planejamento das campanhas de E-mail Marketing, o segundo passo é definir o que será enviado à base de contatos.

Pode ser desde a publicidade simples para a venda de produto ou serviço, convite para um evento ou até mesmo dicas para solucionar um problema.

Quando se faz um Convite para um determinado evento, sorteio ou presente, como um desconto, ou gratuidade para chamar mais atenção. Muitos se sentem encorajados a abrir essa mensagem quando consta alguma dessas palavras.

Portanto, coloque os chamados Call-to-Action pois isso ajuda que o destinatário tome a decisão e isso pode gerar um cadastramento para que ele se torne um lead.

Toda a empresa que se preze sabe a importância de ter um blog para a produção de textos que servem como estratégia de Marketing de Conteúdo.

Então, não espere que simplesmente toda a sua carteira de contatos acessem o blog. Quando citamos acima o calendário, isso vale muito a pena ser feito para a criação de uma Newsletter ou Boletim de Notícias. 

Isso não só ajuda no posicionamento da marca como serve para aumentar o tráfego do seu site. Podem servir para, eventualmente, o destinatário goste tanto do seu conteúdo que ele compartilhe para mais pessoas em redes sociais.

Em determinados períodos, quando há uma circulação maior de dinheiro, vale arriscar uma campanha com Promoções. 

Isso é feito com uma linguagem mais direta, que oferece uma alternativa que precisa ser deixado claro que é para um determinado tempo. Isso ajuda que o lead se torne uma conversão.

Fidelização do público-alvo é uma tarefa que demanda maior tempo e pode gerar um gasto maior. Mesmo assim, vale a pena explorar essa estratégia para aumentar a base de leads.

Nesse caso, vale oferecer um presente ou desconto, geralmente em datas  como aniversários, eventos como Dias das Mães, Namorados ou dos Pais.

É importante que os seus contatos se sintam importantes em momentos como este e é grande a chance de gerar uma maior empatia.

 

 

Procure ferramentas adequadas para o envio de mensagens

Caso tenha uma equipe com experiência em Inbound Marketing ou vai contratar especialistas, é importante saber que tipo de ferramenta será utilizada para o envio do E-mail Marketing.

Há no mercado uma variedade de marcas, algumas delas são gratuitas e de fácil manuseio. É importante verificar se todas possuem as funcionalidades necessárias para a implantação da sua base de contatos.

Assim como uma ótima ferramenta, no estudo da estratégia, você vai precisar trabalhar com pessoas que entendam de artes e templates. Isso é como se define a maneira como as mensagens serão montadas a partir das escolhas das fotos e textos.

Tenha extremo cuidado para que os templates sejam responsivos e de fácil navegação nas plataformas, no caso, computadores de mesa, celulares e tablets.

Lista de contatos é uma preciosidade

Trate com muito cuidado a sua lista de contatos e faça de tudo para atualizá-la constantemente. Procure aumentá-la. Pode ser feita uma divisão por características, demográfica e, dependendo da situação, por gênero e localização. Vai da sua estratégia.

Porém, se vai começar a estratégia de E-mail Marketing sem ter uma base de contatos. Nunca, eu digo nunca, compre uma lista.

Além de ser uma prática que não tem efeito em saber se as pessoas estão interessadas no que está sendo oferecido, muitos desses endereços são falsos ou desatualizados.

Acima citados o papel das Newsletter e Promoções.  Essas são duas boas maneiras para ajudar a  começar a construir a sua lista.

Porque quando a pessoa se propõe a receber conteúdos, ela abre a possibilidade de ser impactada com outras ações, no caso as de E-mail Marketing.

 

Acompanhe os resultados das campanhas

Depois de tudo bem estruturado, a estratégia foi aprovada e a mensagem enviada, o passo seguinte passa pela avaliação criteriosa com a avaliação dos dados da campanha.

É o que chamamos de Mensuração de Dados. Com uma série de taxas que estão à disposição e são geradas facilmente pelas ferramentas que disparam as mensagens.

Elas possuem mecanismos para medir a taxa de abertura (quantas pessoas efetivamente abriram as mensagens). Quanto foi a taxa de cliques (quais foram os destinatários que clicaram no conteúdo).

Outros dois pontos que devem ser analisados são o aumento da lista de contatos (as pessoas que pretendem continuar recebendo as mensagens).

E, ao contrário, a taxa de descredenciamento (os que pedem para não serem mais incomodados). 

Nesse último ponto, é preciso avaliar também se as pessoas mudaram o endereço, como acontece quando, geralmente, o destinatário não está mais em determinada empresa.

Portanto, a atualização da base de contatos precisa ser rigorosa para evitar problemas futuros.

A analise dos dados faz parte do planejamento, como foi dito, pois é a maneira crucial para avaliar se a estratégia de E-Mail está atingindo o objetivo traçado ou se será necessário melhorar a tática.

 

 

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