Pular para o conteúdo

Inbound Marketing é rica estratégia para alavancar as vendas

Inbound Marketing

Inbound Marketing é uma virada na forma como as empresas atraem os potenciais clientes. Isso começou com a ampla utilização da estratégia de Marketing Digital. Dessa maneira, usa-se formas de promover conteúdos relevantes. Portanto, é uma maneira de atrair e ajudar a solucionar as dores dos consumidores.

Consequentemente, a publicidade tradicional, conhecida como Outbound Marketing tem caído em desuso por ser invasiva. Porque as mensagens são, digamos, atiradas ao escuro, nem todos que são atingidos pela campanha publicitária pertencem ao nicho ou público-alvo desejado.

Dessa maneira, para atrair os potenciais clientes e otimizar os negócios, as empresas não precisam realizar grandes investimentos nem precisam correr como doidos a atenção dos clientes.

Então, a recomendação para o trabalho de Inbound Marketing é atrair os consumidores. Ou seja, isso é feito com o site, que tenha um blog com riqueza de publicações, postagens em mídias sociais, Marketing de Conteúdo, plano de SEO e até links patrocinados.

Conheça as cinco etapas do Inbound Marketing

Atração –  Primeiro, para chamar a atenção do clientes para os seus produtos ou serviços. Isso ocorre quando se atrai tráfego para os canais de comunicação. Segundo, para essa estratégia de Inbound Marketing é fundamental colocar no ar conteúdos relevantes. Finalmente, os visitantes vão se tornar consumidores regulares de conteúdos e podem até ser propagadores gratuitos das mensagens.

Conversão – Portanto, o visitante regular torna-se um lead.  Depois disso, a próxima etapa é que eles possam se tornar um cliente.  Nesse momento, o persona já sabe que a empresa pode lhe solucionar as dores. Portanto, ele então tem uma enorme possibilidade de se tornar um comprador.

Venda – É simples. Após se tornar um consumidores voraz dos conteúdos relevantes, dirimir todas as dúvidas, o lead qualificado se transformou em uma venda concreta.

Fidelidade – Talvez o ponto mais complexo e que deve ser tomado o devido cuidado no Inbound Marketing. Consequentemente, a relação com o cliente não termina com a venda.

Desa maneira, a empresa tem que avaliar e saber o que o consumidor achou de todo o processo. Do conhecimento da marca, a entrega e após consumir ou ter o serviço realizado. Consumidor satisfeito atrai novos compradores.

Dados – A mensuração das informações é importante para avaliar os passos seguintes. Por exemplo, o quanto de pessoas passaram para cada processo. Essa análise contínua é importante para corrigir rotas. Assim, não desperdiça tempo e dinheiro em ações que não vão render frutos.

Como foi dito o processo de Inbound Marketing é a maneira de, através da disponibilização de conteúdos relevantes. Portanto, transformar visitantes em clientes cativos.

Inbound Marketing como estratégia de vendas

Quais são as maneiras de utilizar o Inbound Marketing

Na linguagem do Marketing Digital, esse processo é conhecido como Funil de Vendas. A empresa que sabe lidar com todas as etapas entende bem os processos. Algo, fundamentak para conhecer a clientela e como atingir as vendas.

Desconhecidos ou Visitantes – A ideia é mostrar como a empresa possui relevância no mercado. Assim, pode ser aliada no processo de solucionar as dores. Portanto, atraia tráfego para o site (blog), utilize as redes sociais e tente ficar nas primeiras posições dos buscadores (SEO).

Leads – Quando o visitante deixou claro que está em busca de mais informações ele se transforma em um lead. Essa relação se fortalece quando ele assina a newsletter do site. Baixa um e-book, um podcast, compartilha informações em suas redes sociais os materiais oferecidos. Ele se torna um engajado.

Clientes – Depois de, digamos, o namoro vem o casamento. No Inbound Marketing, isso se revela quando os leads qualificados se transformam em consumidores. Portanto, se a estratégia seguiu um roteiro bem estruturado, geralmente a venda acontece. Aqui podem utilizar estratégia como ligações, e-mails personalizados com ofertas e até reuniões.

Encantamento – Consumidor satisfeito atrai mais pessoas. O contrário também pode significar um desastre. Então, atente-se para não esquecer do comprador. O ideal é que ele seja um divulgador da marca. Ofereça a ele uma comunicação aberta e mantenha a divulgação de conteúdos relevantes.

Análise – Há quem não considere esse processo faça parte do funil de vendas, mas é algo que não pode ser desprezado. A compreensão dos dados no Inbound Marketing ajuda a traçar caminhos para melhorar os quatro passos e criar maneiras de aumentar o faturamento.

Veja como se dar bem com Inbound Marketing

Como pôr em prática as estratégias de Marketing Digital

Atração – Primeiro, os visitantes podem se transformar em futuros leads com ampla chance de a estratégia funcionar se a empresa investir da maneira correta em Marketing de Conteúdo. Segundo, um blog com textos relevantes, que tenha o site atraente e navegável.

Terceiro, redes sociais bem alimentadas. Por último, o processo de SEO, fundamental para que o site seja visto nas primeiras posições de acordo com as palavras-chaves.

Conversão – O lead virou uma realidade e agora a atenção tem que ser redobrada. Portanto, invista em páginas de conversões (as landing pages), formulários para newsletter, as teclas de (call to action) para a chamada de ação, por exemplo, de cadastramento.

Venda – É o gol da vitória, mas para ser um de placa a conclusão tem que ser bem tramada. Com a utilização da automação de Marketing Digital você mantém o contato com o lead. Há também o e-mail marketing para odisponibilizar ofertas. Portanto, O Marketing de Conteúdo deve ser trabalhado nessa etapa também para conduzir o cliente em todas as etapas do funil de vendas.

Fidelidade – O cliente comprou o produto ou serviço. Então, a história só está começando. Porém, o relacionamento duradouro depende da satisfação com a aquisição, da propaganda que ele fará da sua empresa. Depois, mantenha um contato ativo disponibilizando outras ofertas ou conteúdos relevantes.

Dados – Acima de tudo, com ferramentas de tabulação, como o Google Analytics, é possível colher todas as informações sobre o plano traçado para o Inbound Marketing. Além disso, nessa última etapa descobre se houve o desejado ROI positivo (Retorno sobre o Investimento), qual foi a Taxa de Conversão e como foram as conversões.

Os conceitos de Inbound Marketing são fáceis de entender. Por isso, nós da VLK Comunicação e Marketing Digital podemos cooperar para um planejamento correto e atingir esses objetivos.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá, sou Luís Rosa, diretor de Marketing Digital, como posso ajudar a crescer o seu negócio?