Rede sociais e Dez Maneiras Para Aprender Usar. Veja o caminho ter vantagem e criar alternativas para conseguir qualidade à frente dos concorrentes.
Redes sociais são mais do que sabido umas ferramentas fundamentais para alavancar qualquer negócio. Para se ter uma ideia do poder delas para as empresas, segue um dado simples. São 2 bilhões de usuários ao redor do planeta.
Para ajudar a se posicionar e aproveitar as oportunidades, a VLK Agência de Comunicação e Marketing Digital criou uma série com dez tópicos para ajudar as pequenas empresas a se posicionarem à frente dos concorrentes.
Para isso, nós tomamos como base em um relatório do “Social Media Media Report”, publicado pela empresa norte-americana “Social Media Examiner”, publicado em maio de 2017, que aponta que 65% das empresas de pequeno porte estão nas redes sociais.
1- Aumentar os leads
Comece com o projeto de gráficos da marca e os torne altamente atraentes.
Escrever contextos direcionados para o seu público-alvo.
Incluir nas publicações chamadas de ações que mostrem situações de urgência.
2 – Melhore o Ranking nos Mecanismos de Busca
Saiba que as mídias sociais estão cada vez mais ajudando para que as marcas fiquem posicionadas. Portanto, isso contribuiu para uma situação para serem encontradas nos mecanismos de buscas.
É algo bastante simples. À medida que os conteúdos são compartilhados, mais o seu site ganha em autoridade no domínio. Isso é conhecido como estratégia de SEO (Search Estrategy Optimization)
Outros estudos apontam que os seus leitores começam a acessar muito antes as suas redes sociais do que o site da sua marca. Isso eles fazem antes mesmo de buscar informações sobre os produtos ou serviços. Os quais estão com um grau maior de informações postados no site.
Portanto, com mais visitas em seu site é um passo sólido para consolidar a empresa. Além disso, ajuda a ganhar uma visibilidade eficaz no posicionamento na primeira página dos mecanismos de busca (Google).
3 – Redes Sociais aumentam o tráfego
A inserção da marca tem que ser feita apoiada em todas as redes sociais relevantes. Tenha em mente que é preciso entender as características e o público de cada uma delas.
Diante disso, saiba utilizar essas ferramentas. Deixe facilmente notado, através de botões de compartimentos nos textos. Então o leitor (lead) poderá interagir com a publicação.
4 – Siga as estratégias do vizinho
Entenda que não existe nada de errado em saber o que o seu concorrente elabora de estratégias nas redes sociais.
Pode ter certeza de que o mesmo ocorre do outro lado. É uma via dupla, você se certifica do que o seu “rival” anda à sua frente. Consequetemente, você colhe os resultados que o faz ter desempenho com mais qualidade.
O aprendizado nessas análises é benéfico até certo ponto. Saiba diferenciar, e aprenda que nem tudo pode ser útil à sua marca. É errôneo pensar em simplesmente copiar. Algumas ideias podem necessitar de ajustes antes de serem implementadas.
5 – Fidelize os seus clientes
Com conteúdos relevantes postados regularmente nas mídias sociais é quase certo que os eventuais seguidores poderão se tornar fãs cativos. Dessa maneira, a marca ganha uma relação cada vez maior de fidelidade.
Só é necessário um cuidado extremo com o que será postado. É preciso que o seu conteúdo seja exclusivo, que desperte o interesse e abra a possibilidade de engajar mais e mais seguidores.
6 – Trabalhe o Marketing de Conteúdo
Quando se trabalha as postagens em redes sociais, o conteúdo é o rei. Daí a importância de fazê-lo com olhar crítico do leitor. Porque, ao conseguir isso com propriedade, o aumento da conscientização será enorme.
Com a estratégia de Marketing de Conteúdo, tendo a vantagem de as publicações serem compartilhadas em vários canais na internet. É uma alternativa com um retorno maior do que as mídias tradicionais.
É algo que está sendo compreendido cada vez mais rápido. Pois o que a sua mensagem vai atingir é direcionada ao seu nicho de mercado. É uma aposta certeira para o seu público-alvo, que está engajado com a sua marca e consentindo com isso.
7 – Regularidade nas publicações
Vale o reforço de que todas as estratégias são caminhos para ganhar autoridade da sua marca através da divulgação de conteúdos nas principais redes sociais.
Entretanto, é importante salientar que o público-alvo tem que ser nutrido. A sua audiência espera que as informações tenham uma periodicidade.
Os seus seguidores querem que as publicações sigam um rígido calendário e que o conteúdo tem que ser relevante.
Se o seu website possuir uma autoridade de alto nível, isso possibilitará o aumento do tráfego. A sua marca vai ganhar destaque no nicho de mercado.
8 – Invista pouco e tenha um grande retorno
A estratégia de Marketing de Conteúdo é eficaz, mas demanda um tempo maior de maturação. O retorno com os links patrocinados nos mecanismos de busca nem sempre é o que o cliente deseja.
Uma alternativa é arriscar nas redes sociais. Esse tipo de publicidade pode e deve ajudar em muitos casos nas estratégias das pequenas empresas.
Vale também o que for dito acima. É necessário conhecer as características de cada rede social. Conhecer qual delas vai ser mais recomendada para o seu público-alvo.
9 – Tentativas e erros
Ao trabalhar com Marketing Digital, as recomendações são feitas seguindo um minucioso planejamento. Entretanto, o acompanhamento diário é fundamental para colher os resultados.
É o que chamamos de testes e erros com o objetivo de acertar lá na frente. Corrigir a operação em curso é muito mais fácil do que a mídia tradicional. Pois sabe-se de antemão o que está funcionando e o que não andando da forma que o plano foi traçado.
10 – Estratégia mestre
Em linguagem popular, isso seria o pulo do gato. É claro que o aumento do tráfego é importante, o aumento das pessoas engajadas com a sua marca idem. Entretanto, de nada vale se esse público não se tornar compradores dos seus produtos ou serviços.
Crie maneiras para anúncios de ofertas, distribua brindes, faça promoções ou dê descontos aos mais cativos.
São estratégias simples que ajudam a aumentar o compartilhamento da marca em redes sociais. É sempre gostoso receber em sua caixa de e-mail ou na sua timeline informações que possam deixar uma determinada oferta mais atraente.
Seja perspicaz na forma de promover uma chamada para a ação (call to action). Isso preciso ser extremamente simples e atraente para o consumidor.