Marketing de Influência chega para preencher uma era na qual quase ninguém mais lê jornais e papéis coladas nas paredes. A televisão é um artigo que está com dias contados quanto à sua luxúria e poucas pessoas prestam atenção nela. Com esse advento despertam novas estratégias para a divulgação das marcas.
As pessoas são mais propensas a aceitarem recomendações de gente com autoridade, um professor, por exemplo tem mais chance de ser aceite se falar sobre “Técnicas para Ler Corretamente” e um médico terá mais aceitação se falar sobre “Como Prevenir-se de Doenças Cardíacas”.
Por essas analogias e outras, nasceu a Marketing de Influência, algo quase novo e antigo ao mesmo tempo. Procure alguém com autoridade no mundo de livros se pretendes vender seu novo livro, pois as pessoas darão mais ouvidos na opinião dele.
Como surgiu o Marketing de Influência?
Marketing de Influência é uma estratégia que consiste na realização de publicidade usando pessoas com poder sobre um público grande, incitando-os a comprar um produto ou serviço.
Trata-se de um método novo de se fazer a divulgação de produtos, que cresceu graças ao Marketing Digital. Isso permite que marcas anônimas (ou antigas) alcancem grandes resultados, em tão pouco tempo. Nessa estratégia, influenciadores ligam empresas a seu público de uma forma quase natural e muito rápida.
Os influenciadores ditam as regras do jogo. Eles decidem que artigos e/ou produtos as pessoas devem comprar. Quando e onde. O público aceita as regras e começa a seguir sem perguntar.
Todos querem se vestir como seu ídolo, certo? Querem ter aquelas jóias brilhantes da Angeline Jolie e usar os materiais esportivos como os de Messi ou Neymar. Então saiba tirar proveito disso, para alcançar grandes vendas na sua empresa.
Saiba tirar proveito do Marketing de Influência?
Precisa fazer um estudo de todas as premissas que envolvem o Marketing de Influência antes de usá-lo na sua empresa ou marca. Primeiro, deve-se definir o influenciador do seu público alvo; os objetivos a serem alcançados e as técnicas a serem aplicadas.
Como em qualquer outra estratégia de Marketing, nesse campo também é preciso ter muito cuidado na hora do planejamento, pois é a chave do sucesso desse mercado. Com todas as premissas bem estruturada, faça a sua primeira ação de Marketing de Influência.
Imagine seu músico favorito a te dizer que os fones de ouvidos mais confortados ou legais são da marca X, você não compraria?
Marketing de Influência é a forma mais eficiente e eficaz de mostrar sua marca a seu público. Por quê? Porque funciona e seu público é muito grande em comparação com os canais de publicidade tradicionais. Estamos em uma nova era e precisamos de novas formas para nos comunicarmos com os nossos clientes.
Os jornais, os comerciais na TV e os Outdoors já não são tão aceitos como antigamente e os influenciadores são uma saída para o seu negócio.
E depois deste trabalho todo o que a sua marca vai crescer no nicho de mercado. A VLK Comunicação e Marketing Digital tira algumas dúvidas.
Conheça alguns benefícios dessa estratégia de criar empatia
1 – Aumenta seu alcance
Com o Marketing de Influência, você conquista novos territórios, pois ele não tem fronteiras. Faz da sua marca um império e poderá ser dono desse novo mundo gigantesco e cheio de oportunidades.
Empresas novas, por exemplo, precisam atrair rapidamente seu público-alvo para sobreviver. E para isso é necessário uma ferramenta que impulsione a sede das pessoas na compra dos seus produtos e/ou serviços.
2 – Fornece conhecimento interno
Uma das vantagens mais invejadas do Marketing de Influência é certamente a consolidação do conhecimento sobre ideias do seu negócio dentro da empresa.
Ao trabalhar com influenciadores, o fornecedor tem a oportunidade de usar os gatilhos certos, pois eles são especialistas e te darão sugestões de como fazer uma determinada publicidade. Você não corre o risco de atirar no escuro.
Influenciadores certos te ajudarão a alcançar clientes certos e muito sucesso. Eles têm autoridade e conhecimento necessário para fazer o trabalho de uma certa e objetiva.
3 – Melhora sua credibilidade
Não é fácil ganhar credibilidade, precisas de tempo e muito esforço. Mas com a ajuda de influenciadores a tarefa pode parecer fácil. Para pessoas que trabalham (ou já trabalharam) com empresas novas sabem quanto custa esse desafio, de conquistar a confiança do consumidor e estar na mente dele.
Fazer as pessoas gostarem da sua empresa e se tornarem defensores e/ou clientes fiéis da sua empresa não era algo fácil, até o Marketing de Influência ser introduzido. E com ela, empresas novas e antenadas com a modernidade podem ser facilmente confiadas sem muito esforço ou tempo de trabalho.
Esse processo vem revolucionando a forma como Marketing Digital, por exemplo, é empregado, dando a empresas a possibilidade de ter grandes lucros sem perder muitos recursos.
Qual é o impacto da Marketing de Influência?
Essa é a pergunta mais importante que fazem todos os que querem aderir à nova ferramenta. Como disse antes, a nova era trouxe novos desafios que nos obrigam a lugar com novas armas, deixando assim as nossas antigas armaduras.
O impacto da Marketing de Influência na sua empresa é algo que irás medir usando recursos necessários e com base a vários fatores.
Porém independentemente da forma como a Marketing de Influência é aplicada, numa visão geral, a sua empresa mudará e/ou aumentará em seguintes aspectos:
- ROI;
- Credibilidade;
- Desempenho;
- Eficiência.
Seu impacto vai além desses quatro pontos que enumeramos. Pois graças ao Marketing de Influência, a sua empresa terá a chance de chegar ao topo sem fazer grandes esforços, você atirará a sua publicidade para pessoas certas, na hora certa e de forma certa. Seu trabalho se resumirá a seguintes ações:
- Identificar o Influenciador;
- Contatar o Influenciador;
- Criar um plano de ação;
- Medir resultados;
Nessas pequenas linhas, a tua empresa resumirá um processo longo e trabalhoso. Mas vale lembrar que neste jardim, nem tudo são flores. Também há espinhos e uma estratégia de Marketing mal elaborada, pode trazer grandes dores de cabeça.
Sugerimos que antes de aplicar esta ferramenta, procure um especialista. A VLK Comunicação e Marketing Digital tem a experiência para desenvolver uma campanha com Influenciadores de acordo com a necessidade do seu público-alvo.