Em um meio tão pulverizado, como é o mundo digital, é natural a necessidade de controle e tomar muito cuidado com tudo o que é publicado. Daí a importância do gerenciamento de redes sociais.

Então, dessa maneira, se os usuários comuns facilmente podem ser envolvidos em polêmicas, imaginem o quanto é o efeito danoso para uma empresa. Palavras mal colocadas podem destruir a reputação de uma marca.

Entretanto, saber como utilizar as redes sociais é um fator que pode fazer a diferença na ponta do lápis. Isso ajudará na concorrência em mercados de alta competitividade.

Além disso, é preciso saber como utilizar as ferramentas de mídias sociais. Portanto, o gerenciamento de cada uma delas deve atender a um planejamento minuciosamente traçado. No qual, as escolhidas devem convergir em um único discurso.

Dessa forma, a VLK Comunicação e Marketing vai te auxiliar a como tirar proveito de um projeto de gerenciamento das redes sociais. Esse trabalho vai muito além de simplesmente fazer publicações.

Por isso, cabe dizer como se define esse tipo de trabalho. Isso nada mais é do que a maneira como as empresas, com a utilização de ferramentas.

Como saber em quais redes sociais deve ser investido?

Primeiro, antes de pensar em expor a sua marca em uma rede social, a empresa deve conhecer muito bem o perfil do seu cliente. É daí que será possível definir quais serão os tipos de conteúdos vão gerar maior empatia.

Segundo, como cada rede social tem uma peculiaridade, em posse dos dados, cria-se uma persona e terá em mãos informações importantíssimas: quais são as plataformas mais acessadas.

Terceiro, Mesmo assim é preciso fazer alguns testes, principalmente na questão da melhor linguagem a ser usada e qual o discurso. E se isso funcionará de maneira mais apropriada no processo de engajamento.

Por fim, outra situação importante. O seu consumidor provavelmente também busca informações na concorrência. Saber o que os outros lados estão dizendo no seu nicho de mercado. Isso ajuda a criar uma estratégia com mais chances de atingir o sucesso.

Coloque a imaginação a serviço do cliente

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Apesar disso, só saber o que o seu consumidor está interessado não é o bastante para simplesmente escrever um texto, postar uma foto ou um vídeo.

Portanto, caso a sua empresa consiga cativar a audiência é um ponto positivo no caminho da atração. Se a pessoa acompanha e valoriza as suas publicações é a prova de que o discurso está sendo certeiro.

Essa comunicação direta, muitas vezes realizada de forma instantânea, ajuda a corrigir rotas rapidamente de uma campanha de marketing digital. Avaliar a qualidade de um produto ou serviço e ouvir as reclamações é fundamental para saber se algo está dando errado.

Por esses pontos, as empresas têm que reconhecer que pode ser um investimento rentável. É válida a aposta na profissionalização do gerenciamento de redes sociais.

Como então colocar a mão na massa

 

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Dicas relevantes para se dar bem com as publicações

– Plano de ação – Vamos insistir aqui que o planejamento é a ordem do negócio. Portanto, não fique com a ideia de que basta ter um perfil. Acima de tudo, fazer publicações e obter curtidas basta para crescer nesse mercado

– Informação é tudo – Assim, se a missão é ser conhecido com o público é preciso colocar todas as informações de sua empresa para que os clientes consigam interagir. Da mesma forma, há casos de empresas que não colocam contatos básicos, como telefone ou site.

– Não deixe cliente no vácuo – Certamente é saboroso quando o cliente faz uma interação positiva. Dessa forma, o mínimo que se espera é a interação. Será terrível para a marca se não obtiver resposta, ainda mais se não responder a uma crítica.

– Sem medo dos erros – Portanto, como dissemos, é preciso responder aos questionamentos. Jamais pense em excluir os comentários de quem postou algo indesejável. Haja de uma maneira a aprender com os momentos de crise.

– Discurso afinado – Se a empresa também possui vários perfis nas redes sociais, mesmo que o texto tenha diferentes linguagens, o conteúdo deve ser o mesmo, apenas considerar qual o público de cada rede social. Porém, cuidado para não exagerar no coloquial.

Dinheiro investido pode retornar em campanhas bem feitas

– Números e mais números – Fique bem atento aos números, mas os que dão a real dimensão de quanto andam as campanhas. Fuja das métricas de vaidades, as famosas curtidas.  Porque o ideal é gerar algum tipo de engajamento.

– Valorização das fontes – Saiba que provavelmente nem sempre o conteúdo publicado é exclusivo. Nesse caso, não há o menor problema em citar a fonte. Acima de tudo, plagiar é crime. Porém, evite usar conteúdo alheio e busca produzir o seu próprio material.

– Imagem é tudo – A  forma como a empresa se apresenta ao seu público deve ser a melhor possível. Isso vale para textos e imagens. A falta de cuidado com os dois itens também pode ser danoso à marca.

– Dinheiro e retorno – A fã page ou site atraem os consumidores, mas sempre é possível aumentar o retorno com os links patrocinados. Pense em utilizar esse tipo de produção para agregar mais valor às publicações orgânicas.

– Cada coisa em seu lugar – Conhecer bem a sua audiência, o que ela gosta e consome é de extrema valia para saber em quais redes sociais valerá a pena investir. Dessa maneira, a sua marca não precisa estar em todos os lugares da internet.

– Estratégias – Da mesma forma há uma gama de serviços: como planejar, relacionar com a audiência, produzir conteúdo e  cuidar da estratégia, se relacionar, fazer as medições e corrigir rotas.

Como resultado, nem sempre a empresa tem um profissional capacitado para tudo isso. Então o melhor é contratar uma empresa com mais recursos e que entregue o se espera.

 

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Calendário das publicações

Na fase de planejamento, as partes devem decidir a periodicidades das publicações. Isso em todos os quesitos, como as datas, dias e horários. Portanto, com o monitoramento, vai ser possível saber quais as melhores performances e corrigir eventuais rotas.

Primeiro de tudo existem ferramentas que ajudam no calendário de publicações de posts, o que facilita bastante para a execução do planejamento. Isso evita, consequentemente, a preocupação em esquecer de postar alguma publicação da meta traçada.

Alguns estudos de casos apontam que algumas páginas têm grande audiência em horários comerciais. Por outro lado, outras conseguem excelente retorno em horários alternativos, como as noites, madrugadas e fins de de semana.

Monitoramento e números precisos

Portanto, vale reforçar que o gerenciamento de redes sociais é a maneira crucial para acompanhar o passo a passo de sua marca nas mídias digitais.

Porém, atente-se aos dados quantitativos e qualitativos. Ou seja, os números têm que ser analisados em conjunto com as reações do seu público-alvo.

Porque essa percepção tem que ser feita diariamente para não perder tempo. Seja para insistir nas melhores práticas, ou para corrigir problemas e implementar melhorias. Isso que ajuda a manter a empatia com os consumidores.

Acima de tudo, deixar de lado os dados pode atrapalhar os resultado da campanha. Consequentemente, o retorno sobre o investimento (ROI) não é condizente. Ou pior, em ponto temido por qualquer empresa, o dinheiro está sendo gasto sem ter retorno.

 

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Resumo da elaboração do plano de gerenciamento de redes sociais

Certamente, o gerenciamento de redes sociais perfeito é aquele que acerta na divulgação da marca, produto ou serviço. Dessa maneira, quando bem planejado e feito o acompanhamento correto, a chance é grande de obter excelentes resultados.

Nesse caso, lembramos que esse plano ao ser colocado em prática é feito em três frentes: análise, monitoramento e ação. Nenhum deles pode ter relevância maior. Entretanto, é preciso acompanhá-los para entender a forma de se trabalhar em redes sociais.

 


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